Notorious B.I.G., Eminem e a fusão do drama com o humor

big-eminem-versatilidade-humor-e-drama

Os rappers Notorious B.I.G. e Eminem são certamente grandes ícones do Hip-Hop, sendo que os dois se destacaram pelo carisma, alto número de vendas de álbuns, inventividade, flows (ritmo/levada) incríveis, pela técnica aprimorada de contarem histórias com personagens e progressão do enredo com clímax e desfecho que certamente encontram-se imortalizadas no universo musical, principalmente pela habilidade de terem narrado de forma tão meticulosa, conduzindo o leitor/ouvinte à surpresa de um desfecho inesperado e frequentemente trágico, nos remetendo as narrativas de Shakespeare. Como não se lembrar de ‘Somebody’s Gotta Die’ e ‘Stan’? Além de todas essas habilidades, vale ressaltar que os dois artistas compartilham mais uma característica em comum, o fato de utilizaram-se de um peculiar sense of humour em narrativas dramáticas, consequentemente desestabilizando a sensorialidade do ouvinte, já que os rappers fundiram o drama com o humor.

No caso de B.I.G., temos como exemplo a música ‘Sky’s Is The Limitt’, na qual o artista tece seu passado de extrema pobreza com grande carga dramática, mas de repente ele integra genialmente o elemento do humor em sua narrativa: “Nenhum mano esteve tão quebrado quanto eu / Gosto disso /Quando eu era jovem, tinha dois pares de Lees/ Daquelas listradas em cinza / Que eu usava nas segundas e quartas-feiras / Enquanto os manos flertavam/ Eu costurava tigres e jacarés nas minhas camisas/ Você deseja ver a etiqueta?”. É interessante notar como o rapper consegue levar o ouvinte das lágrimas ao sorriso através de ‘Sky’s Is The Limitt’. Portanto, não é difícil entender o porquê de Eminem ter incluído Biggie Smalls em sua lista de melhores rappers na canção ‘Evil Twin’.

Essa fusão de elementos tão opostos como o drama e o humor na mesma música que B.I.G. utilizava, acabou influenciando Eminem. É só lembrarmos-nos de “Brain Damage”, na qual Eminem conta um fato de sua vida real em que um colega de colégio acabou batendo tanto no rapper, que o deixou em coma por 10 dias. Portanto temos uma história de cunho dramática, porém Eminem utiliza-se de uma tonalidade vocal nasalada para contar essa história, personificando Slim Shady, consequentemente o caráter dramático da narrativa adquire um tom de ironia e humor, desse modo, o rapper consegue assim como B.I.G., fundir elementos antagônicos como o drama e a comédia na mesma música.

É necessário destacar que Eminem também consegue fazer essa transição da tensão dramática para o lado do humor ao rimar sobre uma história de cunho realista e ao final da narrativa inserir um elemento fantástico/surreal (exemplo: quando o artista conta que seu cérebro caiu de seu crânio e depois juntou ele do chão para colocar de volta no lugar), nesse exato momento, a música que era carregada por certa tensão sofre uma reviravolta e nos remete a uma situação que parece ser retirada de um desenho animado.

Diante de tudo que foi exposto, não fica difícil entender o porquê de a maioria dos fãs de rap integrarem os dois artistas em suas respectivas listas de TOP 5 melhores MC’s de todos os tempos, já que Eminem e B.I.G. são rappers que dominaram inúmeras técnicas que os colocaram no topo do Hip-Hop, além disso, contribuíram de forma efetiva para que esse gênero musical se expandisse ainda mais pelo mundo.

5 Respostas para “Notorious B.I.G., Eminem e a fusão do drama com o humor

  1. 2 genios do rap, top 5 dos melhores mcs de tds os tempos facil ! Meu top 5:
    1- 2pac
    2- big pun
    3- biggie
    4- eminem
    5- nas

  2. 1. 2pac
    2. Rakim
    3. Notorius Big
    4. Nas
    5. Pharoahe Monch
    Nao nada de Eminem, pode ser um dos melhores mas ta longe de ser o melhor ou os 5 melhores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s