Raplogia responde: O que o DJ Khaled faz?

ubvgnlk58ocummkfvksp

Sete discos lançados, muitos gritos, mas ninguém ainda sabe muito bem o que Khaled Bin Abdul Khaled faz dentro do Rap. Certamente essa é uma das maiores dúvidas dentro do nosso querido cenário musical.

DJ Khaled teve inúmeras músicas no Top 100 da Billboard. Começou em 2006 com Holla At Me, estourou em 2007 com We Takin’ Over e I’m So Hood, e talvez tenha ido ao ápice com I’m On One, Take It to the Head, No New Friends de 2011, 2012 e 2013. A fórmula sempre foi a mesma: chamar os rappers mais quentes do momentos e coloca-los em uma faixa. O que eles por si só provavelmente não fariam.

DJ Khaled é um incansável promoter. Divulga o seu álbum, assim como seus artistas de toda e qualquer maneira. Mas além disso, ele define a faixa. Como vai ser, como tem de ser. Os primeiros corres de Khaled começaram quando ele ainda era realmente um DJ. Ele saiu de Nova Orleans e foi para Miami, aonde começou a fortificar o seu relacionamentos com artistas pelo seu trabalho em rádios. Ele começou a pensar grande quando a Koch Records chegou nele falando da possibilidade dele lançar uma compilação.

Listennn… the Album saiu em Junho de 2006, e teve o seu conteúdo claramente aumentado pela participação de Lil’ Wayne no single Holla At Me, e de Kanye West em Grammy Family. E se analisarmos o desenvolvimento do disco, assim como promoções – vídeo e divulgação -, isso faz de Khaled uma pessoa que investe grana com muitos riscos. Pois Khaled colocou toda a grana dele dos tempos de DJ no desenvolvimento e promoção dele. “Toda a grana do meu tempo de DJ, coloquei nos meus vídeos e promoção – tudo. Venho sendo um mogul e um executivo desde o começo da minha carreira. As pessoas nascem com isso.”

O mais interessante de tudo é que mesmo nove anos após o lançamento do primeiro disco, ele segue a mesma formula de financiamento do projeto. Só que agora ele ganha muito mais. O dinheiro que vem das vendas de disco geralmente são colocados para pagar os artistas, ou seja, o real dinheiro de Khaled vem de patrocínio e dos eventos.

Khaled tem uma ética de trabalho bastante consistente e evidente. Seu modo de orquestrar os negócios, e principalmente hits, fizeram ele ser nomeado para a presidência da Def Jam South, trabalhando com artistas como Rick Ross desde o início da carreira do rapper, e descobrindo caras como Ace Hood e Mavado. Hoje DJ Khaled é um artista solo sobre o selo da Cash Money Records e da Republic Records.

Sabemos que Khaled arrisca muito e é um homem de negócios na indústria da música. Mas é só isso? Nope. Khaled tem relação forte com artistas, o que faz as coisas ficarem mais fácil para uma música. Pegamos de exemplo I’m on One. “Eu e Drake trabalhamos por um ano e meio. Ele disse que queria fazer algo que eu fazia, mas com um sentimento diferente. Foi quando ele me mandou o refrão e o verso dele na faixa do T-Minus. Foi incrível. Então eu cheguei em Lil’ Wayne e Rick Ross. Chamei o Drake no iChat para confirmar se cada ad-lib estava no lugar certo. Foi aí que chamei Noah “40” Shebib e filtramos a minha voz para soar como um sample. Foi perfeição no final. Eu tive de verificar se tudo estava ok,” disse Khaled em entrevista.

Mas durante a produção da faixa, Khaled também cria o conceito delas. Com Ross em I’m on One foi o seguinte: “Eu fui o guiando. Conversamos muito sobre o que gostaríamos de fazer. Então ele vai lá e escreve a parada mais fenomenal. Mas tá ligado, eu dei o maior discurso para ele antes de entregar a faixa. E eu sempre tenho o refrão gravado para eles sentirem a faixa. Se estou no estúdio com Ross, não tenho problemas com versos.”

O vídeo abaixo da criação da ótima faixa Hip Hop com Nas e Scarface, dá um pouco de noção do que Khaled faz no estúdio na questão de ideias.

“Existem beat-makers e produtores. Eu sou um produtor. Eu arranjo faixas incríveis. Acho a batida, coloco o refrão no lugar certo, e arrumo os artistas certos para as faixas. Isso é eu sendo um A&R. E eu faço a questão de que eles fazem o melhor que puderem.

Eu faço hits, eu acho hits e eu lanço hits. É isso o que eu faço.”

Não deixa de ser verdade, independente da qualidade da faixa, DJ Khaled é a razão dela existir. Ou seja, ele não é só o cara que fica gritando no fundo. Espero que tenham gostado desse serviço de utilidade pública.

8 Respostas para “Raplogia responde: O que o DJ Khaled faz?

  1. Esse tipo de trabalho que o Khaled desenvolve faz toda diferença, as vezes o cara faz uma batida monstra, mas uma batida sem um bom rapper é só uma boa batida, e um bom rapper “que não seja também um produtor” é só um bom rapper… Khaled sabe unir as duas coisas e transformar tudo isso numa excelente música!

  2. Boa matéria, esse tipo de “esclarecimento” sempre é válido…. O David Guetta é um cara muito contestado no universo dos DJs mas é inegavel que o cara eh um baita produtor de hits, mesma coisa do Pharrel, que embora seja um bom cantor, se destaca mais pelas producoes tbm…

  3. Muito bom! Eu tenho um CD clássico do Khaled, não reconheço todos os artistas que colaboram nele, mas dentre os que reconheci, incluem o Krayzie Bone, Guru, Sean Paul, KRS-One, Cam’ron. O CD é muito bom, acho que sou um dos únicos que tem essa parada. ^^

  4. A galera zoa, mas o Khaled é responsa. É importante ter um bom ouvido e orientar os artistas. Ele é um produtor a la Cookie (Taraj P. Henson) na série Empire – inclusive uma boa sugestão para vocês fazem um post aqui no Raplogia.

  5. E foi ele tbm o responsável da volta em grande estilo do scarface , q mandou muito bem tanto na música hip hop e na never surrender , q por sinal é outra música de extrema qualidade , uma das melhores lançadas nos últimos anos !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s