As diferenças entre a moda dos anos 90 e a atual no RAP

aHR0cDovL2ltYWdlczEubXR2LmNvbS91cmkvbWdpZDpmaWxlOmRvY3Jvb3Q6dmgxLmNvbTovc2l0ZXdpZGUvZmxpcGJvb2tzL2ltZy9hcnRpc3RzL3d1X3RhbmdfY2xhbi9rbm93X3lvdXJfd3VfdGFuZy8wMV93dV90YW5nLmpwZyUzRmVubGFQuando o Hip Hop sugiu enquanto cultura nos anos 70, ele englobava um contexto geral de quem vivia nos guetos de Nova York. Isso inclui o modo de falar, de agir, de pensar, de fazer arte e, até mesmo, de se vestir. Tanto é que, KRS-One define a “moda de rua” como um dos 9 elementos. Se observarmos a história, podemos perceber que o Hip Hop definiu, desde seu nascimento, muitas das tendências do que hoje é conhecido como “streetwear“. No entanto, os MC’s tem sua maneira única de vestir, assim como os (as) DJ’s, B-Boys/B-Girls, grafiteiros e grafiteiras, também.

Mas, como esse blog é sobre RAP, nesse post irei analisar apenas as minhas observações sobre o estilo dos rappers, principalmente dos anos 90 pra cá. Apesar de muita coisa dessa década ter voltado pro nosso guarda roupa, é preciso admitir que os rimadores definitivamente se vestem diferente da época em que B.I.G. e Pac reinavam. Aqui estão as evidências.

– CALÇAS APERTADAS SÃO MAIS POPULARES QUE CALÇAS LARGAS
asapcalça

Hoje em dia, calças apertadas já não são mais tabu como eram nos anos 90 – e devemos agradecer a caras como Kanye West, Lil Wayne e Wiz Khalifa. Hoje em dia, é comum os rappers usarem apenas camisas largas, não mais calças, o que não quer dizer que elas não são mais vistas. Mas é difícil ver algum estilo parecido com essa foto do Das EFX, acima.

– O ESTILO “TUDO PRETO” NÃO É MAIS SÓ DA WEST COAST

asap-rocky-interview-magazine-7

Não há dúvidas que o estilo “all black everything” começou como uma parada de L.A., com os caras do N.W.A. sendo os pioneiros do bagulho. A tendência pode até não ser generalizada como era há alguns anos atrás, mas podemos afirmar que já tem tempo que se vestir todo de preto tá longe de só um boné “Raiders”.

– O ESTILO SKATISTA NÃO É MAIS SÓ PARA SKATISTAS

tyler-the-creator-supreme-campbells-soup-vans-sneakers-1

Marcas como “Vans” e “Supreme” – que foi fundada em 1994 – são cada vez mais populares entre os rappers, e até mesmo rimadores que não são praticantes do esporte são adeptos ao estilo mais próximo dos skatistas.

– RAPPERS QUE SE VESTEM COM ROUPAS “DE MULHER”

young-thug-dress

Recentemente, o rapper Young Thug declarou que grande parte do seu guarda-roupa é composto de roupas “femininas”. Eu, particularmente, respeito demais caras que conseguem olhar além da questão do gênero e criar seu próprio estilo, porque no fim das contas não existem roupas “de mulher” nem “de homem”, apenas roupas. Grifes como Balenciaga e Maison Margiela estão cada vez mais presentes no vestuário dos rappers, e a idéia de que “moda” é só para mulheres – apesar do preconceito – está cada vez mais caindo por terra.

– NÃO É PRECISO OSTENTAR PARA SE VESTIR BEM

tumblr_nussno4gyj1qe523oo1_1280

Nos dias de hoje, rappers como Kanye West estão popularizando cada vez mais um jeito minimalista de se vestir. Se você reparar, quase todo rapper no Brasil pode se vestir como Yeezy nessa foto sem gastar muito dinheiro. Obviamente que existem vários outros rimadores que ainda optam por exibir toda sua riqueza através dos casacos de pele e jóias, como Migos. Nesse caso, vai de você ser sutil como a máfia ou extravagante como o Cartel de Medelín nos anos 80.

– ROUPAS CHAMATIVAS NEM SEMPRE SÃO AS FAVORITAS

wildshirts4

De volta a época em que Will Smith reinava na TV com “Um Maluco no Pedaço”, se vestir bem era basicamente ser o mais chamativo possível. Era comum ver roupas com estampas gritantes e muita cor, enquanto hoje, devido a pessoas como Kanye e sua Yeezus tour (como apontado no tópico acima), muitos rappers preferem ser mais discretos em suas roupas, usar camisas lisas e outros adereços mais simples.

– ROUPAS CAMUFLADAS SÃO UMA REALIDADE

reg_634.riri.kanye.ls.10112

Nos anos 90, se você quisesse adquirir alguma roupa com estampa militar, você teria que conseguir, diretamente do exército, uma peça que fosse realmente usada pelos soldados (assim como nossos amigos do Bone Thugs). Hoje em dia, existem diversas marcas, como a Bape e Maharishi que fabricam roupas com estampa militar, camisas, calças e casacos.

Nesse post, preferi falar sobre minhas observações que se encaixam melhor no contexto brasileiro, deixando de fora, por exemplo, coisas como os dentes de ouro (grills) que os rappers usam hoje em dia.

É importante dizer também que é perceptível que os anos 90 estão sendo relembrados pelas pessoas: as séries, músicas, filmes e outras tendências da época estão vindo à tona, e com a moda não seria diferente. Podemos perceber isso com a volta dos macacões que Tupac usava, ou então as roupas xadrez. O importante de tudo isso é deixar bem claro que a moda passa, se renova, resgata coisas do passado. E, além disso, é possível de vestir bem e de uma maneira que você se sinta confortável, que é o mais importante. Nesse post há apenas percepções minhas, faça seu próprio estilo!

2 Respostas para “As diferenças entre a moda dos anos 90 e a atual no RAP

  1. a única coisa que melhorou foram as calças, por mais que seja justa é muito mais confortável, agora as camisetas, preferia mil vezes as que os rappers usavam nos anos 2000, camiseta largas ou de times da NHL, NFL, MLB, bonés fechados sem essa de (snapback ou strapback) e durag na cabeça. Nelly, Fabolous, Diddy e Chingy erram os caras mais estilosos daquela época, bons tempos ! ótima materia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s