Bring It Back: The Roots – You Got Me (feat. Erykah Badu & Eve)

soulquarian-electric-lady-red-bull-lead

Soulquarians foi possivelmente um dos coletivos mais talentosos do hip-hop.

Parte integrante do clássico disco do grupo The Roots, o Things Fall Apart, a faixa You Got Me é a essência da mistura do soul com o Rap.

48bf85536a40e7f8612dfe0591beeb90.600x600x1

O terceiro disco do grupo The Roots, Things Fall Apart, teve o nome retirado do livro de mesmo nome do autor Chinua Achebe. Foi um importante disco na carreira do grupo, atingindo platina. Foi o último disco de Malik B. com os caras de Philly.

Era o início do coletivo Soulquarians, formado pelo grupo, Badu, Talib Kweli, Mos Def, Common, Q-Tip, e outros artistas que seguiam a linha mais consciente do grupo da Philadelphia. Em dois anos (1999 e 2000), o coletivo emplacou cinco clássicos discos, três deles atingindo platina. Além de Things Fall Apart, Fantastic Vol. 2 do Slum Village, Voodoo do D’Angelo, Like Water for Chocolate de Common, e Mama’s Gun de Erykah Badu, foram lançado nos dois anos e popularizaram esse estilo de Rap mais inteligente e séria.

A faixa em questão da coluna de hoje se trata de You Got Me, com Erykah Badu e uma jovem Eve – ela mesmo, a primeira dama da Ruff Ryders. Uma música mais romântica, que narra desaventuras de um relacionamento e sempre usando como metáfora, o próprio Hip-Hop.

Originalmente, a faixa iria contar com Jill Scott no refrão, mas a pressão da MCA Records fez com que uma cantora de mais renome fosse escolhida para a gravação. Jill porém, performa junto ao grupo essa música em algumas oportunidades, afinal, foi ela quem escreveu o refrão.

You Got Me é um dos maiores exemplos de trabalhos misturando o soul dentro do Rap, e uma boa pedida para quem quer algo mais calmo e inteligente para ouvir.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s