O envolvimento de Miles Davis com o Hip Hop

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Falecido em Setembro de 1991, Miles Davis estava no meio da produção de mais um disco. Um projeto que quando lançado, não agradou os críticos que acompanhavam o trabalho do músico durante os quase cinquenta anos de carreira. Mas o intitulado Doo-Bop tem um valor simbólico, ainda mais para a cultura Hip-Hop.

Vivendo em Nova York durante a ascensão do Hip Hop, Miles tomou uma decisão: queria fazer música para o gênero. Para isso, o músico usou toda a sua influência e conseguiu contactar um jovem mais já bem sucedido empresário do ramo, um tal de Russell Simmons. O fundador da Def Jam também era famoso pela Rush Management, que gerenciava artistas como o grupo Run DMC e a dupla Eric B. e Rakim (Okay, so who we rolling with then?/We rolling with Rush of Rushtown Management).

Foi pela Rush Management que o nome de Easy Mo Bee entrou no projeto. A agente do produtor, que havia recém trabalhado com GZA quando ainda conhecido como The Genius no primeiro disco do rapper ainda na época pré-Wu, o Words from the Genius. Miles Davis, mostrou trabalhos desse disco para Miles que se interessou em Easy quando ouviu a faixa True Fresh MC.

Easy Mo Bee foi o escolhido por Miles Davis. Em entrevista para Uncut Magazine, o produtor revelou que o músico não gostou nenhum pouco do trabalho de outros produtores que foram até a sua casa perto do Central Park. “Isso é foda! Você faria isso para mim?” disse Miles para o produtor que três anos depois trabalharia em um dos maiores projetos da história do Rap.

120172079a6831b501549eabf6922ff9A produção do projeto começou no início do ano de 1991, com algumas faixas já construídas por Easy Mo Bee e que Miles adorou. Boa parte da produção do projeto se dava na mão de Easy Mo Bee, Miles e Deron Johnson, um tocador de teclado. O músico não tocou nada para o disco, algumas partes foram feitas pelo produtor com a instrução de Davis, e outras trabalhadas em voltas de músicas inéditas dele.

Miles ficou doente no meio do projeto, como descreve Easy Mo Bee: “Tínhamos gravado seis músicas e o agente do Miles chegou para mim falando que ele estava meio doente, mas que precisávamos terminar o disco, e me deu duas músicas para trabalhar em cima,” revela o produtor. O desejo do músico em terminar o disco era notável, sendo que ele amou todo o projeto do começo ao fim. “Miles amou seu trabalho, ele quer lançar esse disco. Precisamos que você apenas retrabalhe essas duas músicas.”

Para Easy, Miles Davis era um perfeccionista, e foi por isso que o disco levou o Grammy. Doo-Bop foi gravado em seis meses, e a ideia era de que os dois saíssem em turnê. O produtor descreve o trabalho com Davis como algo que o músico sempre fez em sua carreira: tentar coisas novas. “Um pouco antes dele falecer ele disse que queria cair na estrada comigo, fiquei imaginando eu e ele em um palco, eu como uma SP1200 (drum machine).

Querido pelos críticos ou não, Doo-Bop é um disco importante para nós aficionados por Hip Hop, afinal, é a união de um dos maiores músicos da história com o nosso gênero e cultura, além disso, influenciou uma leva de projetos que viriam nos próximos anos, o mais notório, Jazzmatazz Vol.1 do mestre Guru, que é até hoje um dos projetos experimentais mais clássicos do Rap.

Sem mais delongas, ouça o disco abaixo.

A sugestão do post foi feita pelo leitor Paulo, no post O blaxploitation e o Hip-Hop.

2 Respostas para “O envolvimento de Miles Davis com o Hip Hop

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