South Park na obra de Eminem: Eric Cartman e Kenny McCormick

É 2015 e Eminem já está mais do que consolidado como um dos grandes artistas contemporâneos em nível mundial. Com uma extensa discografia que conta com 8 álbuns de estúdio e 7 de compilação, o rapper de Detroit tem uma enorme quantidade de linhas e referências a outras obras de entretenimento. Tendo isso em vista, é possível fazer uma boa conexão entre a série de comédia americana South Park (1997-presente) – uma das séries de comédia mais premiadas de todos os tempos – e o trabalho do Slim Shady. Como muitos não sabem disso, o Raplogia apresenta esse artigo, e analisa o quê de fato pode causar essa afinidade entre as obras. Acabamos encontrando não só referências diretas ao contexto da série como também alusões a dois personagens  em específico na discografia de Eminem.

É provável que a influência da série na obra do rapper se dê por dois motivos principais: a identificação com a condição de vida de Kenny McCormick e com o estilo politicamente incorreto de Eric Cartman.

Kenny McCormick (à esquerda) e Eric Cartman (à direita).

Assim como Eminem, Kenny McCormick é um autêntico white trash. A pobreza e as péssimas condições de vida tão evidentes na vida do personagem eram elementos comuns nas primeiras décadas de vida do rapper. Além disso, a série deixa claro que o clima familiar na casa de Kenny também não é dos melhores, o que pode se relacionar com a conhecida relação conturbada entre o artista de Detroit e sua mãe, Debbie Mathers, talvez exposta com maior clareza em “My Mom” e “Cleanin’ Out My Closet”.

Como se não bastasse a semelhança, existem várias referências a Kenny na discografia em questão. É em Recovery (2011), na faixa “W.T.P.” — sigla para “White Trash Party” — que se encontra uma das alusões diretas ao personagem. No final do segundo verso, ouve-se:

But when it comes to them trailers in them Southparks, muffle it
Cause homie that hood’s tighter than Kenny’s

Aqui há duplo sentido em algumas expressões, mas talvez o mais importante a ser explicado seja o termo em inglês “hood”. Ele pode se referir tanto a vizinhanças e bairros como ao capuz que vem em alguns casacos. Enquanto o primeiro sentido pode se relacionar com a linha — e você entende melhor isso nessa anotação do genius.com —, o capuz apertado virou uma marca conhecida do personagem em questão.

Por coincidência (ou talvez seja moda entre os white trash), já estamos acostumados a ver o rapper encapuzado em público, seja em capas de revista, em entrevistas ou fotos em geral. Estranho ou não, trata-se de mais um fato curioso que une os dois em certo grau.

Outra faixa em que Kenny foi referenciado também se encontra em Recovery (2011), na chamada “Untitled”. No terceiro verso, ouve-se:

Yeah, in other words I’m a “bass-turd”
Looking at me like I killed Kenny

Para entender as linhas é necessária alguma familiaridade com South Park. Explico: Kenny morre em quase todos os episódios da série. Quando isso acontece, os outros protagonistas sempre repetem as mesmas falas, quase como um ritual. Esse vídeo explica melhor:

Se o nome de Kenny é presente na obra de Slim Shady, também é necessário falar de Eric Cartman. Marcado por enorme imoralidade e pela propagação de ideias politicamente incorretas, Eric tem seu ponto de encontro com Eminem justamente no que se refere a polêmicas provocadas pela falta de educação e respeito.

Em “Marshall Mathers”, faixa 11 do álbum The Marshall Mathers LP (2000), o rapper faz uma referência direta ao personagem antes de sair xingando uma pá de artistas pops norte americanos. No primeiro verso, ouve-se:

Starting shit like some 26-year-old skinny Cartman (Goddamn it)

Enquanto não há muito o que se falar dessa passagem, ela com certeza se relaciona com o período artístico pelo qual passava o rapper de Detroit. No final dos anos 90 e início dos 2000, Eminem era bem conhecido por sua postura agressiva e, segundo alguns, imoral. Isso o rendeu conflitos com muitas pessoas ao longo dos anos. O próprio Raplogia tem um material interessante sobre isso. Além disso, Cartman também protagonizou a cena que faz referência ao 8 Mile – SE07EP09 para os curiosos.

Referência de South Park à cena clássica de 8 Mile (2002)

Mesmo com todas essas citações, a maior ligação entre Eminem e South Park com certeza está na faixa “The Kids”, que pode ser encontrada na versão clean do The Marshall Mathers LP (2000).  Ao longo da track é possível ouvir o artista imitar diversos personagens da série, incluindo Eric Cartman. Isso tudo em um contexto clássico e recorrente da série: a sala de aula das crianças da cidade de South Park.

A impressão que dá é que Eminem e South Park são criações que seguem – ou seguiram, se considerarmos as mudanças na carreira do rapper – a mesma linha de ousadia. Até Ice Cube sacou isso. Como nem a carreira do artista nem a série terminaram, essa relação pode crescer ainda mais. Aos ouvintes, resta a espera.

 

Uma resposta para “South Park na obra de Eminem: Eric Cartman e Kenny McCormick

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s