Dose Semanal: Escuta Aí – Simples

Kamau, Rick, Stefanie, Dj Will e Diego Beatbox. Isso era o Simples (sem contar Munhoz gravando e mixando e Daniel Ganjaman masterizando). Um esquadrão de elite do Rap Paulista.

Em 2006 eu tinha 14 anos e não manjava nada de Rap Nacional. Em 2008 eu tinha 16 anos e já manjava um nada menor. Nessa época de pesquisa eu encontrei o Escuta Aí. Sabe quando seus pais dizem que a maconha é a droga “porta de entrada” pras outras drogas? Na música isso é verdade, e esse disco foi a minha porta de entrada pro Rap.

Lembro que foi surreal encontrar algo tão próximo do Backpack Rap americano que eu tanto gostava tão próximo de mim. Sem a intenção de trocadilho, mas as rimas simples e claras te atingem de primeira, não tem enrolação nem discurso pra ser desvendado. Muita idéia em métricas bem diferentes, rimas mais soltas, os 3 Mc’s estavam muito a vontade nos e beats e uns com os outros. E nós sabemos que nada soa melhor que um MC a vontade. Talvez o segredo por trás disso, além do talento inegável dos integrantes, é que todos os beats foram feitos pelo próprio Kamau. Pois é, não sabia dessa né? Nem eu.

São raros os trampos nacionais que deixam algo atemporal depois do breve período de vida dos álbuns. O Escuta Aí teve esse efeito em muita gente. Até hoje, 10 anos depois, eu escuto a Vim, Vi, Venci como se fosse a primeira vez e ainda me impressiono com o som. Escuto a Juventude e enxergo ela claramente nos jovens de hoje. Escuto a Unissex e nem preciso falar sobre como esse som é importante hoje em dia.

Um texto com muitos “hoje” sobre um disco de 10 anos atrás. Isso é uma proeza.

Escuta Aí:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s