Raplogia Entrevista: Camaradas Camarão (Jux e Tifli)

Criado em 2010, o grupo Camaradas Camarão (também conhecido como CamCam) é um dos principais nomes da cena de rap de Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro. Ele é formado por Rafo, Mr. Kell, Tifli, Gabriel, Jux e Dj Switch, nomes fundamentais para a criação de uma das rodas culturais mais famosas do país, a Roda Cultural de Botafogo, que acontece toda terça-feira na praia do bairro. Com ela ao fundo, os integrantes Tifli e Jux responderam algumas perguntas do Raplogia. Conversamos sobre os primeiros contatos com o rap, suas principais influências, como surgiu o grupo e seu nome, e é claro, dos projetos futuros do CamCam.

Eles anunciaram diversos trabalhos: além do CD Continuo Chapado, eles também revelaram colaborações com o grupo da baixada santista Seiva Roxa, o grupo carioca Uflow e outros. Jux reiterou a importância de não pular etapas e foi cauteloso quanto a definição de datas. Tifli deu como certo lançamentos solos de todos os membros do grupo. Confira:

Após o desligar das câmeras, Tifli deu uma declaração para esclarecer algumas informações sobre a Roda de Botafogo. Você pode lê-la logo abaixo ou escutá-la em áudio aqui:

Na real, o CCRP (Circuito Carioca de Ritmo e Poesia) só existe por causa da roda de Botafogo. Eu sei que muito Mc vai ficar bolado com essa declaração minha, mas a real é o seguinte: saiu uma matéria no Globo falando que já existia roda de rima na Lapa e em Niterói. É verdade, também já existia roda de rima em Nova York, Los Angeles, Angola, Lisboa, Carapicuíba, enfim, no mundo inteiro. Mas ninguém tava na internet fazendo a parada acontecer e chamando o público para escutar as rimas. Uma coisa é você parar na esquina com o teu combo de vodka e ficar rimando ali, com 10 cabeças. Outra coisa é você chamar o público e convidar o pessoal. Em menos de 2 meses a gente tava com 500 pessoas na Farani e  estavam vários grupos, como Cone Crew e Oriente.  Nós íamos na Lapa pedir pra batalhar na Batalha do Real e diziam não pra gente. Ficávamos até zuando, dizendo “foda-se a panela”. E aí quando criamos a Roda de Botafogo, tava a panelinha toda que dizia não pra gente lá. E hoje toda aquela tá com a gente. [Adaptado por Victor Costa, autor do blog].

Uma resposta para “Raplogia Entrevista: Camaradas Camarão (Jux e Tifli)

  1. Pingback: Month to Month: os lançamentos de Maio – Raplogia·

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s