Phife Dawg, do A Tribe Called Quest, morre aos 45 anos

A madrugada dessa quarta-feira foi trágica para o hip-hop. Nossa cultura perdia um dos melhores MCs que já tocaram em um microfone: Phife Dawg, membro do A Tribe Called Quest.

Os boatos começaram pelo twitter do DJ Chuck Chillout, e logo se alastraram pela rede até serem confirmados por Statik Selektah. O Raplogia acompanhou os boatos no microblog e trouxe notícias em tempo real sobre o triste acontecimento.

O rapper tinha diabetesrapper tinha diabetes, e havia removido um rim em 2008. A família dele confirmou que a morte ocorreu por complicações da doença.

A carreira de Phife Dawg começou junto ao grupo A Tribe Called Quest, com o seu colega de classe, Q-Tip, em 1985. No primeiro disco do ATCQ, People’s Instinctive Travels and the Paths of Rhythm, Phife aparece na clássica Can I Kick It? e na música de abertura, Push It Along.

No segundo trabalho do grupo, The Low End Theory, Phife teve presença mais proeminente em faixas como Check The Rhyme, Scenario e Jazz (We’ve Got). O último disco do A Tribe foi lançado em 1998, com o título de The Love Movement.

Em 2000 o rapper lançou seu primeiro e único disco solo, Ventilation: Da LP.

Homenagens

Inúmeros rappers prestaram homenagens ao grande MC. Mac Miller por exemplo, lançou um mix em tributo à Phife. O rapper usou um verso de 1nce Again com um freestyle que o falecido artista fez no programa de Arsenio Hall e os colocou em uma melancólica batida.

Uma resposta para “Phife Dawg, do A Tribe Called Quest, morre aos 45 anos

  1. Pingback: A Tribe Called Quest estaria prestes a lançar um disco – Raplogia·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s