Month to Month: os lançamentos de Março

O Raplogia continua com a coluna Month To Month, trazendo tudo o que conseguimos ouvir no mês de Março. Passamos pelo Rap americano, francês, e brasileiro. Faltou algum trabalho? Deixe nos comentários!

EUA

DISCOS

Flatbush Zombies – 3001: A Laced Odyssey

3001 flatbush

Os zumbis de Flatbush finalmente soltaram o seu primeiro disco de estúdio após algumas muito bem sucedidas mixtapes. Extremamente bem produzido por Erick The Architect e com apenas duas colaborações, o disco junta tudo o que os caras já fizeram na carreira com uma pitada de novidades.

Domo Genesis – Genesis

genesis domo

Outro debute do mês de Março, Genesis é uma bela obra do membro da Odd Future, Domo Genesis. Trazendo muito do estilo da banca de Tyler, o rapper se destaca por um flow mais cadenciado e uma produção menos experimental, mas não menos alternativa.

Kendrick Lamar – Untitled Unmastered

1035x1035-kendrick-lamar-untitled-unmastered-surprise-new-album-compressed1-compressed

A compilação feita por Kendrick animou os fãs do rapper, já sedentos por novas músicas um ano após o aclamado To Pimp A Butterfly. Esse trabalho porém, contém apenas sobras do disco do ano passado, não trazendo nenhuma novidade referente ao trabalho de K-Dot. O ponto alto fica com as ótimas produções e a versatilidade do rapper para rimar em beats experimentais.

Outros lançamentos: AG Da Coroner – Sip the Nectar; Bas – Too High to Riot; eLZhi – Lead Poison; Father – I’m a Piece of Shit; Iamsu! – Kilt 3; Joell Ortiz – That’s Hip Hop; JP Beats – From Dre Till Now; Killah Priest & Vendetta; Kingz – The Infinite Universe; Kokane – King of G Funk; Mr. Criminal – Street Unity;Planet Asia & DJ Concept – Seventy Nine;JD2 – Dame Fortune; WestSide Gunn – FLYGOD

MIXTAPES & EPs

2 Chainz & Lil Wayne – ColleGrove EP

collegrove

2 Chainz e Weezy se uniram para o EP que homenageia as suas respectivas quebradas: ColleGrove foi anunciado de forma surpresa por Kanye West – por problemas de licença da gravadora, o disco é creditado como apenas de 2 Chainz. O disco foi recebido de maneira dividida pelo público, mas tem uma grande produção, com nomes como: Mike Will Made It, TM88, Infamous, Zaytoven, Lil’ C, Metro Boomin, Ben Billion$ e  London on da Track.

Azealia Banks – Slay-Z

banks25f-1-web

A mixtape que homenageia o nome de Jay Z é lançada de forma independente, sendo o sucessor direto do elogiado disco da rapper Broke with Expensive Taste, lançado em 2014. O projeto foi bem recebido, misturando hip-hop com o pop e eletrônico. A dupla Nina Sky e Rick Ross são as únicas participações da mixtape, que tem produções de Kaytranada, Benga, Coki, Fame School e outros.

Royce Da 5’9 – Tabernacle: Trust the Shooter

royce

Royce lançou o EP Tabernacle para  antecipar o seu disco Layers, lançado no início do mês de Abril. DJ Premier, StreetRunner, Nottz, DJ Pain 1, Jahlil Beats, Mr Porter, são alguns dos nomes na produção do trabalho de doze faixas.

Outros lançamentos: B.o.B & Scotty ATL – Live & Direct (Mixtape); Black Youngsta – Young & Reckless (Mixtape)/ Boosie BadAzz – Thug Talk (Mixtape); Curren$y – Weed & Instrumentals (Mixtape); Denzel Curry – Imperial (Mixtape); Lil Kim – Lil Kim Season (Mixtape); Lil Yachty – Lil Boat (Mixtape); Maino & Uncle Murda – Yellow Tape (Mixtape); N.O.R.E. – Oh No! It’s… Drunk Uncle (Mixtape); Oddisee – Alwasta; Prodigy – R.I.P. 1, 2 & 3 (Mixtape); Red Cafe – Dope God (Mixtape); Rockie Fresh – The Night I Went to… Los Angeles (EP); Sap – Self-Employed (Mixtape); Smoke DZA – He Has Risen (EP); Termanology – Cameo King III (Mixtape); Maybach Music Group – Priorities IV (Mixtape); Young Thug – Slime Season 3 (Mixtape)

BRASIL

DISCOS

Rashid – A Coragem da Luz

rashidacoragemdaluz

Após quatro mixtapes e um EP em parceria com o Kamau, Rashid finalmente lança seu primeiro álbum. Possuindo uma longa lista de participações especiais, que vão de Criolo a Mano Brown, A Coragem da Luz exibe uma produção impecável, com a ideia de “furar a bolha” e transpor os limites do rap. Um batalhão de músicos profissionais contribuíram para tal feito, e a masterização ocorreu nos EUA. O resultado final é nada menos que espetacular. Confiram o canal oficial do Rashid no YouTube para ouvir o disco e assistir seus videoclipes.

BK – Castelos & Ruínas

8da4e39437ac3c204a353ac8e90977d1.960x960x1

Integrante do grupo Nectar, que fez bastante barulho em 2015 com a mixtape Seguimos na Sombra, o carioca BK surge com seu primeiro álbum. Mesclando trap com boom bap, a sonoridade é bastante sombria, e BK arrasa no flow e nas letras, demonstrando ser um dos MCs mais talentosos do momento. Tem tudo para figurar entre os melhores do ano! Ouçam no YouTube.

Avante O Coletivo – Destravante: A Chave Mestra dos Etiqueta de Rua

Brasil - Avante O Coletivo - Destravante - A Chave Mestra dos Etiqueta de Rua

Sucessor do #Voavante de 2011, o novo disco do Avante O Coletivo esbanja musicalidade, com participações de rappers da França, Uruguai e EUA, além de brasileiros como Max B.O, James Ventura, Arnaldo Tifu, Pizzol, Mato Seco, entre outros! A mistura de rap, reggae, samba e MPB, somado aos ‘featurings’ gringos e as turnês na Europa, faz do Avante o grupo de rap mais internacional do Brasil. Ouçam o disco no YouTube.

Yzalú – Minha Bossa é Treta

Brasil - Yzalú - Minha Bossa é Treta

Com mais de uma década de experiência musical, Yzalú lança seu primeiro álbum, apresentando um misto de rap, jazz, MPB e samba. Sua maneira de cantar e rimar lembra uma mescla de Rael, Criolo e Sabotage. Por falar no maestro do Canão, uma das faixas é uma letra inédita do Sabota interpretada por Yzalú. Belíssima estreia! O disco pode ser ouvido no YouTube.

Outros lançamentos: Alquimia Neural – Troca Equivalente; Duarte – 2 Low; FlancosRap – Álbum Prelúdio; Seiva Roxa – Resistência; Unanni – Tempo

MIXTAPES E EPs

Makalister – A Terça Parte da Noite (EP)

Brasil - Makalister - A Terça Parte da Noite (EP)

Direto de Floripa, Makalister lança seu segundo EP, após o igualmente elogiado Makalister Renton de 2015. A temática diferenciada, repleta de referências a cinema europeu e literatura, somada a seu flow singular e as batidas que não obedecem aos padrões mainstream, fazem de Makalister um dos artistas mais originais da cena. Confiram o EP e uma entrevista com o rapper aqui no site.

GXLDEN – Suburbano Convicto Pt. 1 (Mixtape)

Brasil - GXLDEN - Suburbano Convicto Pt. 1 (Mixtape)

Trap puro e pesado é que o carioca GXLDEN nos mostra em seu primeiro trabalho. Com letras que demonstram seu orgulho em pertencer ao subúrbio do Rio de Janeiro, e participações de Shock o Qxó (Start), Du Brown e Lekin, entre outros, a mix pode ser ouvida no YouTube.

Diomedes Chinaski – Ouroboros (Mixtape)

Brasil - Diomedes Chinaski - Ouroboros (Mixtape)

Membro do grupo pernambucano Chave Mestra, Diomedes Chinaski vem com sua terceira mixtape, Ouroboros. Tendo a alquimia como conceito principal, e uma lírica de respeito, o trampo chama atenção e mescla trap com boom bap. Disponível no YouTube.

Outros lançamentos: Abstrato ZK + Lado B – A+B (EP); Acapulco Ouro – 3 (EP); Ju Dorotea – Sincronia (EP); LM – Sem Reboco e Só… (EP); Mente Feita – Recomeço (Mixtape); Mestre Xim – Internação Vol. 1 (Instrumental); Mr. Pato – Paz na Alma (EP); OuroMelhor – OuroMelhor (EP); Poema Liricista – Versos Íntimos (EP); Prolite – Viva Hoje (Mixtape)

FRANÇA

DISCOS

Fababy – Ange & Démon

França - Fababy - Ange & Demon

Integrante do grupo Team BS, ao lado de La Fouine, Sindy e Sultan, o parisiense Fababy lança seu segundo disco, após o igualmente bom “La Force du Nombre” de 2013. Rap consciente, flertando com R&B, com uma pegada suave e melancólica. O clipe do single “Love d’un Voyou” já passa de 30 milhões de views no YouTube! O disco pode ser ouvido no canal oficial do Fababy.

Tupan – Itinérance d’un Mélomane

França - Tupan - Itinérance d'un Mélomane

Filho de pai brasileiro, Tupan nasceu em Salvador e depois se mudou para a França. Seu apelido é MC Brasileiro, e em sua primeira mixtape chega a rimar em português. Seu primeiro álbum, “Itinérance d’un Mélomane”, é 100% boom bap, com aquela sonoridade noventista que os amantes do gênero tanto apreciam. Vale a pena conferir! Não está disponível no YouTube, mas vários clips podem ser vistos no canal de seu coletivo, Le Fond D’la Classe.

The Shin Sekaï – Indefini

França - The Shin Sekaï - Indefini

Protegidos do Maître Gims e assinados com a Wati B, um dos selos mais fortes do rap game na França, o duo The Shin Sekaï surge com seu primeiro álbum após o lançamento de duas mixtapes em 2013 e 2014. Com raízes africanas (Congo e Senegal), a dupla apresenta um rap-pop étnico, eclético e dançante. O disco possui participações de vários nomes quentes da cena Hip Hop francesa, como Gradur, Black M, S.Pri Noir, Soprano e Maître Gims. Disponível no YouTube.

La Fouine – Nouveau Monde

França - La Fouine - Nouveau Monde

O sexto álbum do líder do Team BS não apresenta grandes novidades, trabalhando a fórmula de sucesso que o consagrou. Mesmo com a ausência de inovações, a produção é de ponta, com a qualidade habitual do rapper, que sempre entrega faixas melódicas e alguns ‘club bangers’ empolgantes. O disco não foi disponibilizado na íntegra no YouTube, mas é possível ouvir oito faixas e assistir vários clipes.

Outros lançamentos: Falcko – Conte de Tess IV; Jok Sad – Dell’arte; Lartiste – Maestro; Moh – L’Art des Mots; Rouda – The French Guy

MIXTAPES

13 Block – Violence Urbaine Emeute (Mixtape)

França - 13 Block - Violence Urbaine Emeute (Mixtape)

Após a mixtape “XIII” de 2014, o quarteto 13 Block retorna com este ‘street album’. Trap puro dos mais pesados, numa espécie de versão francesa do grupo norte-americano Migos. Confiram alguns clips no canal oficial do YouTube.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s