Ouça “Coração No Gelo”, novo projeto de Chave Mestra

O grupo pernambucano Chave Mestra lançou hoje (10) Coração No Gelo, EP há muito tempo aguardado entre os fãs. O projeto é curto, são apenas 5 faixas. Carlos Gallo e Côro MC participam da música introdutória, que deu nome ao EP. A parte gráfica ficou por conta de Lázaro Júnior, mixagem é de Peu Shady e JJ Slim e master por JJ Slim. Além disso, as faixas foram produzidas por Moral, com exceção de “Coração No Gelo”, produzida por Ceagá.

Baixe Coração No Gelo. O EP está disponível para download através do PagSocial.

Aperte o play e confira o resto da matéria, esse trampo tem tudo pra ser um dos melhores lançamentos do ano no cenário nacional:

Coração No Gelo é a música mais longa do trampo. Diomedes, Louco do Texas, Côro, Gallo e Moral, respectivamente, nos falam sobre a dinâmica político-social das periferias das suas cidades, Recife e Fortaleza, e com isso acabam sintetizando o que acontece em todo país: falta investimento em educação, falta o mínimo de dignidade, mas munição não falta. As consequências desse tipo de política já são bem conhecidas: o índices de violência só aumentam. Exemplo disso é a execução do Pacto Pela Vida, programa do governo do Estado de Pernambuco que visa diminuir o número de homicídios através de investimento em força policial. Segundo estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS), 319 pessoas foram assassinadas no último mês de maio no Estado. Isso significa um aumento de 1,91% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em Fortaleza, cidade de Gallo e Côro, os homicídios só diminuíram com a pacificação promovida por facções ligadas ao PCC e CV, 2016. Em breve, escreverei um review desse som para falarmos mais disso. Mas já deu pra entender porquê o Coração tá no gelo, certo?! Não é por nenhuma questão romântica que envolva violência, não é por poder ou vaidade, o gelo é um dilema, como diz Côro:

“Distante dos polos
As ruas é quente
Olhares, indiferentes
As cidades são icebergs
E a vida é tão inclemente
De coração, tá no gelo
Pelo sorriso dos meus tiro o gelo
Mas pela vida dos meus é sem medo
Sem meio termo
Aquele conceito pro gelo de novo”

Continuando pelas faixas, temos Pacto, que é justamente uma crítica ao plano supra, versado por Zaca de Chagas, Faraó, Diomedes e Louco do Texas.

O interlúdio El Pablito é a reprodução de uma gravação atribuída a Pablo Escobar. Uma oferta tanto irrecusável quanto cruel. Abaixo, disponibilizamos a transcrição:

“Buenas noches señoritas, les habla Pablo Emilio Escobar Gaviria. En este momento les tengo noticias, una buena y una mala. La buena es que les tengo un negocio, la mala es que tienen que ponerse a la decisiva. Cual es la decisión que deben tomar? Están invitadas este fin de semana a la Hacienda Nápoles, viáticos pagos para que disfruten de un plan señoritas. Sí señoras, todas van a gozar de mi presencia y van a estar conmigo disfrutando de un excelente plan, muy acogedor y tomando unas copas de vino… La segunda opción es no ir y si ustedes no llegan a ir, le mato a su mamá, a su papá, a su abuela, y si su abuela ya está muerta, la desentierro y se la vuelvo a matar. Así que ustedes toman esas decisiones. Espero en 45 minutos la respuesta, muchísimas gracias, les habla Pablo Emilio Escobar Gaviria.”

Falando em Pablo Escobar, no caso de Chave Mestra não tem Plata o Plomo, mas tem Música e Crime. E a relação entre os vocábulos é a mesma nas duas construções, apesar do conectivo ser diferente. O refrão de Música e Crime deixa isso muito claro:

“Abastecendo essas quebradas
A trilha sonora das cargas
Peço a Deus que o jogo vire
Pois é a música ou o crime”

E, mais uma vez, não é romantismo, chapa, é vida real… E cuidado com as classificações, porque:

“A vida loca que tu conhece é a Lady Gaga
Melhor calar essa boca
Que aqui na boca a vida é barata
Paciência pouca, chapa”

E nesse sentimento criminoso – com forte influência do Costa A Costa – Moral, Louco do Texas e Diomedes fecham o EP com uma ode ao uso de drogas e sexo com uma señorita Estilo Malvada – que já havia sido lançada como single em 14/01.

Pra encerrar, um papo do Diomedes sobre as gírias do lado de cá do país.

Algumas outras gírias:
Virar balão = ser assassinado
Totolândia = referência a comunidade Totó
Óleo = adjetivo a tudo que é criminoso

Siga Chave Mestra nas redes sociais

Facebook | YouTube

3 Respostas para “Ouça “Coração No Gelo”, novo projeto de Chave Mestra

  1. Pingback: Month to Month: os lançamentos de Junho – Raplogia·

  2. Pingback: 6 beatmakers do nordeste – Raplogia·

  3. Pingback: Ouça Dona do Jogo, novo single de Chave Mestra – Raplogia·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s