Musical hip-hop “Hamilton” ganha 11 premiações da Broadway

Se na cerimônia do Oscar desse ano não houve espaço para os atores negros, no teatro a história é outra. O musical “Hamilton” foi o grande vencedor na noite de ontem do Tony Awards, o principal prêmio da Broadway, com 11 premiações, entre elas a de melhor musical. A peça usa a temática do hip-hop para abordar assuntos da política, economia e a Constituição americana através de Batalhas de MCs.  Com texto de Lin-Manuel Miranda e direção de Thomas Kail, o espetáculo é inspirado na vida de Alexander Hamilton, o primeiro Secretário do Tesouro dos Estados Unidos e um dos heróis da independência do país.

Desde a estreia em agosto do ano passado, “Hamilton” se tornou um fenômeno do teatro americano e atraiu diversas celebridades, como Busta Rhymes e o presidente Barack Obama.

Muitos ainda não consideram o hip-hop uma cultura. Que jovem nunca ouviu do pai, da mãe, ou de quem quer que seja para “desligar essa porcaria? Isso não é música, é só barulho.”
Esse tipo de pensamento elitista onde se cria uma denominação de “alta cultura” e “cultura popular” só reforça o preconceito presente em nossa sociedade. E a vitória implacável de “Hamilton” no Tony Awards é uma resposta contra essas segregações, para este humilde autor, sem sentido.

Para quem quiser se aprofundar nesse debate sobre o que é cultura, aqui vai uma recomendação. 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s