Garimpando #7: O Wu-Tang e os filmes de kung fu

EP-150109998

Não é surpresa para ninguém que o Wu-Tang Clan e o kung fu caminham de mãos dadas desde o início da carreira do grupo de Staten Island no início dos anos noventa

O nome do Wu saiu direto do filme honconguês de 1983, Shaolin and Wu Tang, estrelado por Gordon Liu e que mostra na trama a rivalidade entre os estilos de kung fu: o Shaolin e o Wudang quan. O grupo traria através do seu trabalho, a filosofia oriental misturada com os ensinamentos da Nação do Islã pregadas nas ruas de Nova York.

A influência oriental aparece nos nomes e nos discos do grupo. O disco de estreia do coletivo, Enter the Wu-Tang (36 Chambers), abre com trechos dos filmes Shaolin & Wu-Tang e Ten Tigers from Kwangtung, que falam diretamente dos estilos de kung fu. Sobre a forma que abriu o disco, RZA revelou: “Ele abre o disco e mostra o clima que o grupo queria passar. Trouxe os ouvintes ao mundo que nós vivíamos,disse o rapper para a Wired.

Em Enter the Wu-Tang não faltam referências a películas de kung fu – o que pode render um post no futuro. Dessa vez, o Raplogia mostrará a influência oriental nos rappers e nas suas alcunhas.

Os nomes

Grande parte dos membros do Wu-Tang usavam apelidos referentes a personagens das películas de kung fu. Alguns deles trocaram a alcunha antes de entrar no grupo, ou durante o desenvolvimento do primeiro projeto, fatos que serão explicados nesse post.

Method Man

method man

No livro The Wu-Tang Manual, escrito por RZA e lançado em 2005, o produtor revelou que deu a alcunha a Method Man por ele fumar muita maconha. “Method” é uma gíria para a erva nas redondezas de Staten Island, mas o apelido não veio a toa e tem influência dos filmes de kung fu.

Lançado em 1979, o filme Avenging Boxer foi lançado em VHS sob o título de Method Man, e contava a história de Shao Lung em busca de vingança pela morte do seu pai por Casanova Wong.

Masta Killa

MASTA KILLA

O rapper Masta Killa foi o último membro a se juntar ao Wu-Tang, o que explica a ausência dele no primeiro single do grupo Protect Yo’ Neck e o fato dele estar em apenas uma das faixas do primeiro disco dos caras. Reza a lenda que para participar da música Da Mistery of Chessboxin’, o rapper teve de disputar com Killah Priest, porém, Priest dormiu na sessão e Masta Killa passou a noite escrevendo o seu verso e ganhando o lugar na faixa.

Com GZA de mentor, o rapper tirou seu nome de um dos grandes clássicos do cinema de kung fu: The 36th Chamber of Shaolin, filme que inspirou o título do disco de estreia do grupo. Em alguns lançamentos, o título da película foi alterado para Master Killer e Shaolin Master Killer, fazendo mais clara a referência retirada pelo rapper.

Estrelado por Gordon Liu, o filme traz a história personagem San Te (Liu), que refugia-se no Templo de Shaolin para melhorar suas habilidades em kung-fu buscando vingança pela morte de seus mestres por inimigos da dinastia Ching. O filme teve duas sequências, uma delas intitulada Return To The 36 Chambers, que é também o título do primeiro disco solo de Ol’ Dirty Bastard.

Ol’ Dirty Bastard

odb

O membro mais insano e cômico do grupo faleceu em 2004, mas deixou um enorme legado pela sua personagem e técnicas como MC. ODB retirou o seu nome do título do filme An Old Kung Fu Master, de 1981, que em alguns lançamentos tem o nome de Ol’ Dirty and the Bastard. Estrelado por Simon Yuen, que interpreta Ol’ Dirty, o filme traz um pouco da persona que o rapper assumiria: comédia, violência e profundidade.

Curiosamente, tanto ODB quanto o ator Simon Yuen, deixaram projetos incompletos e partes de seus respectivos legados com suas mortes no ápice das carreiras.

Ghostface Killah

gfk

 

Como já mostramos no site, Ghostface se provou um dos membros mais consistentes do Wu-Tang com o passar dos anos. Um dos fundadores do Wu-Tang é extremamente fã de cultura pop, tendo os filmes de kung fu e os quadrinhos como suas principais influências.

GFK retirou a sua alcunha do vilão do filme The Mystery of Chess Boxing, filme de 1979 que dá nome a uma das músicas do primeiro disco do Wu-Tang. Em alguns lançamentos, o filme se chamou Ninja Checkmate.

Na película o personagem Ah Pao busca vingança contra o vilão Ghost Faced Killer, que assassinou o seu pai.

RZA (ou The Abbot)

RZA

Durante entrevistas antigas, RZA revelou que o seu nome é um acrônimo para “RULER ZIG-ZAG-ZIG ALLAH“, que é baseado no Supreme Alphabet da Nação do Islã.

Porém, durante os anos, o rapper usou a alcunha The Abbot, que é retirada do filme de 1979 The Abbot of Shaolin, lançado em alguns países como A Slice of Death.

Os fãs fanáticos do Wu-Tang sabem também que “RZA” significa Razor/lâmina – tanto que a gravadora dele se chama Razor Sharp Records. A tradução literal do título do filme nos Estados Unidos é “uma fatia de morte”, algo que uma lâmina iria fazer. Ou seja, RZA traz diversas referências ao mesmo filme.

U-God (ou Golden Arms)

UGOD

Antes de ser conhecido como U-God, o rapper se chamava Golden Arms, referência direta ao filme de 1979, Kid with the Golden Arm. Ele trocou o nome com influência da Five-Percent Nation, uma derivada da Nação do Islã, sendo que U-God significa Universal God, de acordo com o Supreme Alphabet.

Reza a lenda que ao tirar a letra L da palavra GOLD e transformá-la em GOD, o rapper retirou também o significado que aparece no Supreme Alphabet. A letra L segundo o alfabeto, significa Love Hell or Right/Amor, inferno ou o correto. Assim, ele evitou o inferno em seu nome.

No filme Kid with the Golden Arm, o personagem principal faz votos para retirar todo o mal do seu caminho – da mesma forma que U-God tirou o inferno do nome. Seu primeiro disco solo se chama Golden Arms Redemption/A Redenção de Golden Arms.

GZA/The Genius

gza

GZA é mais um rapper que usa o Supreme Alphabet para o sigificado do seu nome, ao contrário de RZA, sua alcunha significa GOD ZIG-ZAG-ZIG ALLAH.

Porém, o rapper também é conhecido como The Genius – seu primeiro álbum é creditado como The Genius e se chama Words from the Genius. Sua alcunha lembra muito o filme Kung Fu Genius, apesar disso não ter sido nunca confirmado.

Seu segundo disco, o clássico Liquid Sword, se chama assim por causa do filme Legend of the Liquid Sword de 1993, que é exatamente o mesmo nome do quarto disco dele, lançado em 2002.

Inspectah Dech (ou Fifth Brother)

DECK

Um dos melhores liricistas do grupo, o rapper prefere se manter mais quieto do que alguns dos outros membros. Uma de suas alcunhas é Fifth Brother, que é retirada do filme The Eight Diagram Pole Fighter.

O filme conta a história de sete irmãos da lendária família Yeung/Yang, que durante a Dinastia Song foram traídos e caíram em uma armadilha feita pelos seus inimigos Kitais. No filme, dois irmãos sobrevivem aos ataques, entre eles o quinto irmão (FIfth Brother), que se tornou um monge Shaolin. Esse personagem se chamava Yeung Dak, vindo daí a parte de Deck na alcunha do rapper.

Raekwon

raekwon

O nome de Raekwon não tem influência de nenhum filme de kung fu. Em uma entrevista para a Blue & Soul, o rapper revelou que sua alcunha vem de um nome dado pela Nação do Islã, porém, apenas “Raekwon” soou como um nome que daria certo na música.

teorias na internet de que o nome do rapper vem do filme Riki-Oh: The Story of Ricky.

3 Respostas para “Garimpando #7: O Wu-Tang e os filmes de kung fu

  1. Matéria fodástica pqp!

    Raplogia é o melhor site de Rap da atualidade. Sensacional o que vocês fazem.

    Continuem assim. Abraços

  2. Pingback: RZA confirma que novo disco do Wu-Tang está nas mãos do Ghostface Killah – Raplogia·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s