5 músicas pouco conhecidas de Kanye West como colaborador

A carreira de Kanye West é grande desde que ele começou a despontar como produtor de Jay Z em meados dos anos 2000. O rapper de Chicago assim como qualquer outro, gravou inúmeras músicas como colaborador e muitas delas acabaram sendo menos apreciadas e conhecidas graças ao trabalho recente de Yeezy.

O Raplogia traz hoje cinco versos desconhecidos por boa parte do público que acompanha o rapper há pouco tempo.

1. Dilated Peoples – This Way (Feat. Kanye West e John Legend)

Kanye era bastante envolvido com o underground no começo da década passada, o que rendeu algumas das melhores colaborações do rapper. Produzida pelo próprio West, This Way é parte integrante do terceiro disco do grupo angelino Dilated Peoples.

Ela traz um dos melhores versos da carreira de Kanye em minha opinião, e a produção é bem típica dele na época, com uma influência grande por parte dos samples usados. Em 2011 entrevistamos Evidence, membro do grupo, e sobre a experiência de ter gravado com Ye, ele nos revelou:

“Foi uma grande experiência que eu não trocaria por nada. Foi um grande aprendizado para mim e para o grupo. Uso coisas que aprendi naquelas sessões e as aplico no meu trabalho hoje. Kanye é inspirador, e eu sou muito feliz em fazer parte da timeline de sucesso dele. Eu já sabia que ele iria longe naquela época.”

2. Slum Village – Selfish (Feat. Kanye West e John Legend)

A faixa que data do ano de 2004 é parte do quarto disco do grupo Slum Village, o Detroit Deli (A Taste of Detroit), lançado em Julho daquele ano com o grupo de Detroit desfalcado pelas saídas de J Dilla e Baatin. O produtor participa do disco, ao contrário do rapper que estava com problemas de saúde e com outros membros.

Kanye produz Selfish e deixa ela da sua cara. Com samples de Aretha Franklin e The Fatback Band, o rapper mostra todo o seu talento nessa música bastante influenciada pelo soul. O Slum Village sempre esteve acostumado com bons produtores, afinal, ter J Dilla no seu plantel não é para qualquer um.

3. Cam’ron – Down and Out (Feat. Kanye West e Syleena Johnson)

Nessa faixa, Kanye faz o refrão e a produção, trazendo com ele a cantora Syleena Johnson, com quem trabalhou na clássica All Falls Down do seu primeiro disco. Down and Out é datada da época que Cam’ron e os Diplomats faziam parte da Roc-A-Fella, pouco tempo depois, uma grande treta começaria entre eles e Jay Z, um dos fundadores da gravadora.

Como sample, Kanye e Brian Miller (outro produtor da faixa), usaram Strung Out de William Bell e Mavis Staples. O conceito setentista é lembrado ao passar da faixa, onde os rappers citam estar com o flow de Gil Scott Heron dos anos setenta.

4. Common – The Food (Feat. Kanye West)

Parte integrante do clássico disco de Common, o Be, The Food aparece em sua versão ao vivo no álbum. A performance seria a primeira de Kanye West na TV, acontecendo no clássico programa Chappelle’s Show nós já falamos sobre esse dia no site.

Produzida por Kanye, que ainda pula no refrão e lança um pequeno verso ao fim, a música fala do cotidiano no gueto. Os samples usados são do grupo The Chi-Lites, com interpolações de Otis Redding.

5. Jadakiss – Gettin’ It In (Feat. Kanye West)

Parte integrante do ótimo disco Kiss of Death de Jadakiss, essa faixa é uma das melhores do disco que conta como principal música a clássica Why? Kanye, como de praxe, também produz a música.

Como samples, Kanye utilizou os artistas Melba Moore e Bobby Bland. Mas o rapper também deixa um ótimo verso nessa música que de certa forma, ficou esquecida com o tempo.


O post procurou focar em músicas que apesar de desconhecidas, tiveram um grande valor na carreira do rapper. Se fôssemos garimpar o início da vida do rapper no cenário, acharíamos grandes pérolas, porém, que não se mostrariam tão relevantes assim.

Gostou do post? Compartilhe e deixe a sua sugestão nos comentários com algum outro rapper para fazermos o mesmo modelo de matéria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s