Respeita a correria! Deize Tigrona grava o clipe de “Madame”

A MC, que é pioneira nas letras feministas no funk carioca, está de volta, e bem feliz da vida, no clipe de sua nova faixa, “Madame”, produzida pelo DJ gaúcho Chernobyl e lançada, há quatro meses, pelo selo paulistano Funk na Caixa. A música marca o retorno da diva depois de quatro anos sem gravar, em um período complicado de sua vida pessoal, quando enfrentou uma depressão, adotou um filho e ainda teve que pegar no pesado e trabalhar como gari da Comlurb, o departamento de limpeza da Prefeitura do Rio.

O clipe de Madame, dirigido por Bruno Bertolazzi,  foi gravado no terraço do prédio do Hotel Cambridge, em São Paulo, que é ocupado desde 2012 por famílias sem-teto. Hoje, estima-se que cerca de 500 pessoas, entre sem-tetos, refugiados e imigrantes, estejam instaladas no prédio de 15 andares.

Madame é uma faixa política e não podia ser diferente com a escolha do local de gravação do clipe, uma ocupação aonde as pessoas vivem sem qualquer presença do governo, apenas com a ajuda de algumas ONGs que dão aulas e prestam serviços de dentista, tudo plantado no meio de um bairro de classe média alta.

foto-14

“Tive que subir 15 andares de escada para chegar ao terraço e pude ver como vivem homens, mulheres e crianças. É tudo por eles.Lá, pagam uma taxa para manter as áreas comuns, não tem político presente”, analisa Deize.

A Preta, que pede pra ser identificada somente assim, pelo apelido, é a líder da ocupação e não só autorizou as gravações como fez questão de participar e fazer muito chão no clipe. “A Preta não só entendeu a ideia do clipe como a importância das músicas da Deize para o empoderamento feminino. No dia da gravação,  foi uma das primeiras a chegar e estava toda animada com o trabalho”, conta Renato Martins, do selo Funk na Caixa.

Deize Tigrona acaba de assinar contrato com a Toca Produções, a produtora carioca que também é responsável por nomes como Dream Team do Passinho e Flávio Renegado. E está cheia de novidades vindo aí, como a faixa Brabo, um featuring com o duo Brabo, formado por Rodrigo Gorky e Maffalda, a música K.O., outro feat. com o Aqualight, que também sai pelo Funk na Caixa, e uma nova música em parceria com o Boss in Drama. Deize voltou? Voltou sim! E voltou com tudo!

Mais sobre Deize Tigrona

foto-11

Ela já se apresentou com a M.I.A., no Tim Festival, em 2005, e também subiu ao palco ao lado dos portugueses do Buraka Som Sistema, no Rock in Rio Lisboa, em 2008. A funkeira mais internacional da parada, após estourar com o  hit instantâneo “Injeção”, que foi sampleado por M.I.A. e Diplo em “Bucky Done Gun”, tornou-se uma  espécie de musa dos produtores contemporâneos que dão novas interpretações ao baile funk,  como Diplo, Tigarah, Jaloo, Chernobyl, Bert on Beats e Edu K, com os quais produziu faixas. Cantando os desejos da mulher e afastando qualquer ideia de submissão masculina, Deize mostrou o funk carioca ao redor do mundo.

Deize estava na Cidade de Deus e ajudou a criar o funk do prazer, que deu fim à era dos bailes de corredor, os famosos bailes de briga, nas periferias. “Injeção” era um dos grandes hinos dessa nova época e foi criado pela então faxineira que, grávida, precisou tomar uma antitetânica. Deize Tigrona deu voz às vontades da mulher, no funk, em letras que diziam o que elas realmente queriam. Um novo feminismo, black bock, que ecoou bem além da Cidade de Deus para as pistas de dança aonde, hoje, a novíssima geração canta de cor a letra de “Prostituto”.

Faixas fundamentais:

Bandida – Diplo feat Deize Tigrona

Me Chinga – Diplo feat Deize Tigrona

Aqui pra Vocês – Buraka Som Sistema feat Deize Tigrona

Prostituto – Deize Tigrona feat Jaloo

Pa Pa Pa ‎- Bert On Beats Feat. Deize Tigrona

Sex-O-Matic – Edu K Feat. Deize Tigrona

Toca Pra Mim / Tá Com Medo de Mim? – Jesse Rose + Oliver $ Featuring Deize Tigrona

Sadomasoquista

Where You Headed For? – Tigarah Ft. Deize Tigrona

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s