Flávio Renegado lança o remix de “Black Star” em homenagem ao Dia da Consciência Negra

O remix ainda ganhou fotoclipe com edição de Joana Swan, da Toca Tudo Produções, a partir das fotos originais do ensaio, que teve produção de Danusa Carvalho, da Casulo, e make de Margo Margot. As fotos são do carioca Daryan Dornelles, conhecido por ter fotografado os maiores nomes do pop, da música e da cultura nacional.
Ele convidou Flávio Renegado para um ensaio fotográfico que evoca os orixás das religiões afro-brasileiras e negritude. O material será usado pelo rapper para divulgar a canção, lançada no último dia 19, véspera do Dia da Consciência Negra.

Black Star é uma faixa que apresenta os orixás da religiosidade africana sem a culpa e a visão em preto e branco do catolicismo. A produção musical é de Rafael Mike, do Dream Team do Passinho, e Pedro Breder.

“O ensino das religiões afro-brasileiras é obrigatório, pela lei 10.639, de 2003, que nunca foi cumprida. Escolhemos esta data de lançamento para protestar contra o fato de que as religiões afro-brasileiras continuam sendo tratadas como feitiçaria e misticismo, e não como religião”, justifica Renegado , que traz correntes e maquiagem com carvão e prata. “A ideia foi explorar expressões do corpo e o que a roupa esconde, pois ‘Outono Selvagem”, meu último disco, que eu produzi e no qual apresentei ‘Black Star’, é um disco interno do ser humano”.

Guiado nestas trilhas por Oxossi, Renegado conta as principais virtudes dos orixás, como diz o trecho “Pra Justiça, chama Xangô / Pra batalha, Ogum é o mais forte”.  A música também fala sobre a subserviência que se espera dos negros. “Querem que a humildade seja a virtude de todo negão”, diz certo trecho. “Somos educados para ser subservientes e não cidadãos”, arremata Renegado. “O racismo é muito maquiado no Brasil, mas a porta do banco continua sempre parando na minha vez de passar”, desabafa o filho de Ogum, Xangô e Oxossi, todos orixás de luta.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s