“Stretch and Bobbito: Radio That Changed Lives” mostra a importância das rádios no hip-hop

Se você visse Bobbito Garcia e Stretch Armstrong nas ruas, passaria batido sem saber que eles são dois dos mais importantes nomes do hip-hop nos anos 90. E não, eles não eram rappers.

Stretch e Bobbito são radialistas que iniciaram sua carreira através de uma rádio na Universidade de Columbia no ano de 1990. A dupla formada por um DJ (Strech) e um locutor (Bobbito) fizeram durante cerca de dez anos um dos programas de rádio mais importantes da cultura.

The Stretch Armstrong and Bobbito Show foi um programa onde a dupla apresentava o rap no mais puro sentido. Artistas ainda sem contrato mandavam demo-tapes e por sorte, tinham um espaço no programa. Passaram por lá um tal de Nas, Biggie, Jay Z, Busta Rhymes, Eminem, Fat Joe, Big Pun e Big L. Todos eles antes de estourar, sendo o programa responsável direto pelo começo do sucesso de muitos deles. Diversos A&Rs de gravadoras mantinham seus ouvidos atentos ao programa nas quintas à noite, e de lá saíam com novos contratados.

E é essa atmosfera a mostrada pelo documentário Stretch & Bobbito: Radio That Changed Lives, disponível na Netflix. Dirigido pelo próprio Bobbito e produzido por ambos, os radialistas saem por Nova York para falar com artistas e pessoas da indústria sobre a influência que o programa teve, grande parte dele, sendo independente.

O documentário tem como grande trunfo a presença desses artistas icônicos sendo surpreendidos com fitas de gravações do programas que nem eles haviam ouvido ou que nem se lembravam mais. Nesse cenário, podemos entender um pouco da importância das rádios de hip-hop dentro do cenário norte-americano.

Em um mundo sem internet, as rádios eram o mais importante canal para levar música nova ao público, e um programa como o de Stretch e Bobbito fez muito bem o seu papel durante anos, mostrando rappers novos e não focando apenas nos consagrados. Nada de jabá, mas sim puro amor pela cultura.

O documentário é uma viagem para uma década onde tudo funcionava de maneira diferente no mundo da música. Stretch & Bobbito: Radio That Changed Lives (2015) está disponível na Netflix. Não perca tempo e vá assistir essa obra!


Nota do autor: enquanto eu escrevia essa matéria, Stretch e Bobbito anunciaram que estarão voltando para um podcast na NPR. É hora de uma nova geração ver o poder dessa dupla. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s